quinta-feira, 31 de julho de 2008

O que é um blog?

Mal terminei de publicar a minha primeira matéria, "O Programador", já estou publicando essa. Essa edição é para tirar a dúvida sobre o que é um blog, para que a usamos?

Na verdade um blog é uma versão abreviada de "weblog”, é uma hierarquia de texto, imagens, objetos e suportes de dados, dispostas em ordem cronológica, que pode ser visualizado em um navegador HTML, ou seja, a freqüente, cronológica publicação de reflexões pessoais e links da web.

Muitos blogs incidem sobre um tema específico, tais como web design, home page, esportes, ou tecnologia. Alguns são mais eclético, apresentando todos os tipos de ligações a outros sites. E outras são mais pessoal, apresentando o autor, sua vida diária e seus pensamentos. Os blogs são muitas vezes (mas nem sempre) escrito sobre um tema específico. O blog coloca as pessoas em contato uns com os outros onde podem aprender, partilhar ideias, fazer amigos e até mesmo fazer negócios de interesses semelhantes. Você pode olhar para a primeira página de um blog e ver algumas entradas recentes, alguns links para outros sites, e não muito mais do que isso. No entanto seu valor está nas reflexões da vida de um blogueiro, suas idéias e desabafos, sua liberdade de expressão.

De um modo geral (embora haja exceções), blogs tendem a ter algumas coisas em comum:

1 - Uma área com artigos listados em ordem cronológica, mais recente em cima. Muitas vezes, os artigos são organizados em categorias.
2 - Um arquivo de artigos mais velhos.
3 - Uma maneira das pessoas deixar comentários sobre os artigos.
4 - Uma lista de links para outros sites relacionados, muitas vezes chamado de "blogues".
5 - Um ou mais Feeds como RSS, Atom ou RDF arquivos.

Alguns blogs podem ter características adicionais para além dessas.

O que eu quero dizer é que um blog tem seu principal valor as reflexões da vida de um blogueiro, suas idéias e desabafos e sua liberdade de expressão.

Obs.... minha amiga de trabalho e orientadora ortográfica, Lindete, ao ler essa postagem entendeu como blog o antigo diário, então podemos dizer que um blog é um diário eletrônico.

Um grande abraço a minha amiga Lindete.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Adenes;
Fui pego de surpresa pra falar sobre blog, logo eu que não on line
mas sem nenhuma dúvida é atraente o assunto. O momento é contemporaneo e o famoso diário dos adolecentes nos anos 60, hoje virou blog para jivens empreendedores e inteligentes como você, essa é sua praia, continue assim, adorei o seu.
um abraço
salete